• Se preparem para o lançamento!

    notícia

    Liberou! Visitante venha desfrutar dessa aventura que apenas começou, estamos oficialmente em Open Beta; Junte-se a nós nesta jornada.

    Ver mais...

Matéria |Como é o nascimento, como vive e morre uma estrela?

byScoito
Postagens
50
#1


Hey queridos leitores, sejam bem-vindos para minha primeira matéria de muitas que estão por vir.
Prazer, me chamo byScoito e hoje vir falar um pouco sobre as
Estrelas.
Let's go!?




Da maioria de vezes que olhamos para o céu anoite vemos as tão famosas, estrelas. Inspirações de muitos, as estrelas possuem três etapas de vida, denominadas: nascimento, meia-idade e maturidade.


O nascimento

Segundo o astrônomo Roberto Boczko, "Todas as estrelas nascem da mesma forma: pela união de gases". Da maior parte das vezes, gases de hidrogênio, soltos pelo espaço, são puxados um para os outros por conta da força gravitacional e desta maneira, formando uma enorme nuvem de gases que se transforma em uma estrela. A gravidade espreme esta massa gasosa fundindo os átomos em seu interior. Essa fusão é uma reação atômica que faz com que o hidrogênio se transforme em hélio, gerando muito calor e luz. As estrelas Plêiades, na Via Láctea, são um exemplo de jovens, foram resultado de fusões que iniciaram há poucos milhões de anos.



Grupo de estrelas, Plêiades, na Via Láctea.



A meia-idade

Aproximadamente 90% da sua existência, na meia-idade a estrela permanece em estado de equilíbrio. Sua luz e tamanho variam um pouco, ocorrendo uma pequena contração. O caso do Sol, com 4,5 bilhões de anos, se encontra nessa fase intermediária da sua existência, sofrendo mínima condensação.


Vemos na imagem a seguir (clique em mostrar/spoiler) um grupo de estrelas, onde a maioria já se encontra em estado de meia-idade.


Imagem da NGC 3532, capturada pelo telescópio MPG/ESO.

A maturidade


Durante toda sua vida, a estrela consome seu combustível, o hidrogênio. Se dá inicio a maturidade quando a maior parte do mesmo, se esgota. A maturidade é uma parte da vida da estrela onde ocorre muitas transformações, algo normal. O hidrogênio do núcleo quase se transformou completamente em hélio e com isso, diminui a fusão entre as moléculas de gás e se inicia um processo violento de contração e aquecimento do corpo celeste.

Com esse processo, uma enorme quantidade de calor e luz são produzidas, fazendo com que o movimento se inverta: o astro passa a se expandir rapidamente. O raio chega a aumentar 50 vezes e o calor se dilui. O corpo celeste se transforma em uma gigante vermelha. Um exemplo de é a Antares, na constelação de Escorpião. A mesma é uma amostra de como ficará o sol daqui a 4,5 bilhões de anos, engolindo todo o sistema solar.


Antares, na constelação de Escorpião.

A morte de uma estrela


A parte mais triste de toda história é que ela possuí um fim. E é a mesma coisa com uma estrela, após sua maturidade chegar ao fim, a mesma chega-se também. Existem três faces da morte de uma estrela, dependendo da massa. Vejamos a seguir quais são:

1 - Se a massa for até duas vezes a do sol, sua contração transformará a estrela em um pequeno astro moribundo (anã branca), onde a gravidade não consegue segurar os gases da periferia. Ela ficaria 100 vezes menor que seu tamanho original.

2 - Se a massa for duas a três vezes a do sol, sua contração será tão violenta que as partículas de gás tornam-se nêutrons. O final disso é chamado de "estrela de nêutrons", o segundo corpo celeste mais denso do Universo.

3 - Se a massa da estrela for três vezes maior que a do sol, sua contração será tão, mas tão violenta que o núcleo se transformará em um buraco negro, o corpo celeste mais denso do universo. Os gases periféricos dão origem a uma supernova, massa gasosa que brilha por pouco tempo e depois desaparece.


Momento exato da morte de uma estrela, capturado pelo telescópio Hubble.


Nunca pensaríamos que uma das coisas mais lindas a se observar poderia ter uma vida tão longa e complicada.
Bom, este é o fim, não de uma estrela, mas o fim de uma matéria.


Atenciosamente, byScoito Moderador | TitanWar
! Créditos !
Logos e separadore: @byScoito
Fonte: 1 | 2
 
Última edição:
byScoito
Postagens
50
#7
Bem explicado e muito bem organizado, parabéns! Mesmo que seja de fontes, valeu o esforço.
Mas toda matéria tem sua fonte, neste caso não seria diferente. O que eu fiz ai foi resumir tudo, pôr com minhas próprias palavras e modificando algumas coisas que não vem ao meu agrado, assim, dando melhor entendimento para à matéria.
Obrigado mesmo assim. (y)
 
Top